terça-feira, 22 de novembro de 2011

Semana Universitária na UPE

Exercício proposto pelo grupo de Dispositivos móveis - Adalberto

A Semana Universitária da UPE chegou em sua décima primeira edição este ano. Como de costume, trouxe a consolidação de evento mais importante do ano na instituição. As atrações são sempre proporam discussões de questões científicas abrindo espaços para o debate acadêmico com cursos, oficinas, amostras e o intercambio de valores, saberes e culturais.
Aconteceu no período de 17 à 20 de outubro, com exceção da área de saúde, onde os atrativos rolaram até o dia 21 devido ao grande número de cursos, oficinas e palestras coordenados pelos docentes, mestrandos e equipe do PPAV.
Foi realizado de tudo. Desde o tranqüilo curso de prática espiritual Reiki, até os quentes e dinâmicos exercícios de Assistência Pré-Hospitalar liderados pelo Corpo de Bombeiros. Este foi o que se mais teve inscritos e aconteceu durante toda a semana nos dois horários.
A cultura também teve espaço. Os alunos batuqueiros do grupo de maracatu MaracaFensg, se apresentaram constantemente com apresentações na Reitoria, campus do Recife e nas unidades do interior Pernambucano. Nas ocasiões foi possível gerar um ambiente mais próspero. Ainda houve oportunidade de aprendizagem com aulas teóricas e práticas de maracatu para quem quisesse.
Quase 200 pessoas estão imunes ao tétano. Era a segunda parte da campanha de vacinação contra a doença. A primeira havia sido em junho.
Os mestrandos tiveram oportunidades de experiência nos cursos que lideraram. Eles passaram para os alunos noções básicas do Elaboração de projeto de Pesquisa, a para desenvolver um bom projeto de pesquisa nas áreas afins. Os mini-cursos Enfermagem e Saúde do trabalhador e ainda Biblioteca Virtual  em Saúde também foram realizados por mestrandos.
Os alunos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos acadêmicos. A atividade valorizava o interesse pelo trabalho cientifico garantindo o espaço emancipatório de aprendizagem.
"Graças ao trabalho de todos os diretores e professores, conseguimos fazer desta semana universitária, a maior da história. E ano que vem vamos trabalhar pra fazer crescer mais e mais", disse a coordenadora de extenção e uma das realizadoras do evento, profa Estela Meirelles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário