quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Matéria anti-ética

Exercício proposto pelo grupo de ética no jornalismo - Adalberto


O blog do Pai Aqui é uma página pertencente ao grupo do Diário de Associados. 
Há algumas semanas eles publicaram um video difamando um músico. Apelaram para o ridículo procurando expor da pior maneira possível. 
O fato aconteceu nas arquibancadas do estádio do Arruda. Três dias antes do Santa Cruz embarcar para Minas Gerais onde jogaria valendo a taça da quarta divisão do campeonato brasileiro, um pequeno grupo da torcida Portão-10 se juntou durante o treino para apoiar o time. Eles levaram alguns instrumentos musicas, entre eles um trompete.
O episódio chamou a atenção dos jornalistas ali e presentes e dos demais torcedores. Um reporter do Diário que não vale nem a pena citar o nome aqui, se aproximou, fez umas entrevistas e filmou o ensejo se mostrando interessado. O mesmo ainda disse que a matéria sairia no dia seguinte na página da web do jornal.
De fato saiu no outro dia, porém, na página do Pai Aqui e de forma onde feria qualquer valor dos entrevistados. Como dito em cima, foi veiculado de forma ridícula e difamadora.
Uma pequena parte da torcida do Santa Cruz viu a noticia daí então criou-se uma repercussão negativa. Todo mundo entendeu que aquele vídeo foi editado com intuito de avacalhar.
Abaixo o linki da página da matéria. Nos comentários é possível perceber a má repercussão da notícia e o repórter, de forma subliminar, assumindo que errou. 
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/paiaqui/?p=8662

Não procuraram fazer um trabalho ético e dentro das regras. Escolheram o sensacionalismo que a empresa procura. É por essas e outras que o jornalismo o Brasil é conhecido do jeito que é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário