O carnaval de Pernambuco é famoso por formas diferentes de carnaval de rua, desfiles de agremiações carnavalescas, apresentações de cantores e conjuntos musicais em palanques específicos nos bairros. Multicultural e diversificado, a maior festa do mundo mantém a cultura em sua essência com desfiles de blocos de rua fazendo com que a alegria esteja espalhada por todo estado.
A Orquestra de Frevo de Brasília Teimosa é uma das responsáveis por animar os blocos de rua e os palcos da periferia. Com mais de dez anos de existência o grupo é formado por jovens que tiveram as carreiras iniciadas através do incentivo do renomado maestro Rubens Soares, um dos precursores da cultura no bairro.
Pensar que o frevo vai sumir cada vez mais das campanas dos instrumentos por causa dos trios elétricos, outros tipos de carro de som ou coisa parecida, está enganado. Quem ama o carnaval de Pernambuco sabe que manter a cultura das orquestras de rua é manter também a identidade da festividade. Com esse pensamento é que os músicos da Orquestra de Brasília Teimosa trabalham com satisfação e alegria contagiando aqueles que vão atrás dos blocos pulando e dançando.

Também um dos secretários da Associação das Orquestras de frevo de Olinda, o maestro Rubinho trabalha há quase três décadas na formação de novos músicos. Educador também da Banda Musical Comunitária de Brasília Teimosa, esta várias vezes campeã de concursos, o regente sempre se envolveu na política ajudando na proliferação da cultura na comunidade e também no bairro do Ibura onde por alguns anos trabalhou em escolas. "imagine se todos os homens trocassem suas armas por instrumentos musicais", disse e ainda expos a frase em faixas pelas ruas.

"Em 1994 eu comecei a me interessar por música e resolvi aprender um instrumento de sopro. Procurei entrar na banda da escola que eu estudava; ali eu comecei e me destacar até virar o braço direito de Rubinho na banda e principalmente na orquestra. Os anos se passaram a experiência foi aumentando e hoje também sou maestro e educador em outra escola. Procuro hoje passar pros jovens o que foi passado pra mim na época de iniciante". O depoimento de Emerson Freitas ilustra muito bem a sua trajetória profissional. "Primeiro é preciso dedicação e vontade de realizar seus sonhos", completou. Esse não é apenas um fato isolado.
Com uma vida sem esperança, só havia uma coisa que fazia Michael Marco Flor feliz, as aulas de música da orquestra de Brasília Teimosa. "Cheguei aos meus 18 anos sem saber o que fazer na vida, até porque venho de uma família e comunidade pobre. Me alistei no exército e graças ao meu conhecimento de músico já vou indo para meu sexto ano como soldado engajado no quartel Parque Regional da Manutenção",disse. "Só tenho a agradecer pela oportunidade que tive, um trabalho desses tão louvável não pode acabar", completou.
- Confira abaixo o som da Orquestra de Frevo de Brasília Teimosa:
- Confira abaixo o som da Orquestra de Frevo de Brasília Teimosa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário